quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Campeões

FC PORTO - Champions League 2003/2004

Obviamente nenhum portista esqueceu a prestação do seu clube na época de 2003/2004, com a fantástica vitória na Liga dos Campeões, mas porque não recordá-la?
Colocado no Grupo F juntamente com o poderoso Real Madrid, o clube francês do Marselha e o Partizan Belgrade, teoricamente o mais fraco, o FC Porto arranca 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota, acabando a fase de grupos em 2º lugar (em 1º passou o Real Madrid) , dando assim acesso aos oitavos de final da prova.

Nos oitavos de final tem uma prova de fogo frente a um clube de elite, Manchester United. Muitos não acreditavam na passagem do Porto mas, com um estádio do Dragão cheio, Benny McCarthy factura 2 golos fantásticos dando a vitória por 2-1 ao clube da casa. Visita Old Trafford, num ambiente típico inglês, o Porto não se deixa intimidar pela pressão arrancando um empate fantástico com um golo de Costinha aos 90 minutos, fazendo saltar José Mourinho do banco e ir festejar com os seus jogadores o golo que dava o passaporte para os quartos de final da prova. A imprensa mundial rasga elogios à equipa de José Mourinho que se ia tornando um sério candidato a conquista da prova.

Quartos de Final, o Porto encontra pela frente o Lyon. No jogo em casa consegue uma vitória tranquila por 2-0 com golos de Deco e de Ricardo Carvalho. No jogo em território francês arrancou um empate que lhe permitiu ter acesso as meias finais da champions, com os dois golos a serem marcados por Maniche.

Surgem as Meias-Finais e o Porto recebe em casa o Deportivo da Corunha e não vai para além dum empate a zero bolas. De registar a expulsão disparatada de Jorge Andrade que por brincadeira com um amigo, Deco, atinge-lhe ligeiramente com um pontapé, e o árbitro nao percebe a brincadeira e expulsa o ex-jogador portista levando a uma assobiadela no Estádio do Dragão por parte dos adeptos da casa. O Porto visita o Estádio do Riazor com um nulo da primeira mão, tentando arrancar uma vitória a todo o custo para passar à tão desejada final da prova. Deco é o autor do lance-chave do encontro: arranca no lado esquerdo, passa pelo seu adversário e é rasteirado pelo mesmo levando o experiente árbitro Pierluigi Colina a assinalar, e bem, penalti a favor do Porto. Derlei é chamado a converter, que não desperdiça a oportunidade colocando o seu clube na final da prova.

Em Gelsenkirchen, 26-05-2004, 19:45, o Porto tem a oportunidade de conquistar a segunda Taça dos Campeões na história do clube frente ao Mónaco que deixara o Chelsea pelo caminho nas Meias-Finais e o Real Madrid nos Quartos de Final.
O FC Porto consegue chegar à vantagem ainda na primeira parte por intermédio do brasileiro Carlos Alberto, consolidando a vantagem na segunda parte pelo inevitável Deco. Ainda houve tempo para o Porto marcar mais um golo vindo do banco, Alenitchev é o autor. O Futebol Clube do Porto sagra-se assim campeão da Europa pela segunda vez na sua história, 17 anos depois da vitória de 1987.

A imprensa Mundial rende-se à fantástica campanha na competição, e muitos clubes de elite deliciam-se com vários jogadores do Porto como o caso de Deco, Carlos Alberto, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Maniche...

Agora um video que resume a campanha portista na prova.... Momentos para serem vistos, e revistos...



8 comentários:

Anônimo disse...

Quem não se lembra desta grande conquista, digna dos grandes colossos mundiais do Futebol, como o nosso Grande FCP.

Saudações Portistas

Anônimo disse...

Sim senhora um bom artigo num bom blog... So desejo e' uma coisa que estes momentos s repitam muitas e muitas vezes ao longo das nossas vidas de portistas... E de preferencia ja este ano!!!

Abraxo

Anônimo disse...

lindo lindo lindo!!! simplesmete fantastico!!!! :)
vitoria em old trafford arrepiou!!
na final ja' ninguem nos parava!! SOMOS OS MAIORES :D

Anônimo disse...

Campeões allez! Força Porto pode ser que ainda se repita este ano!

Anônimo disse...

dani, vai pa jornalista desportivo ;)

pa, esta epoca foi d sonho, e grande parte graças ao mourinho!
é por isto que eu venero tanto o mourinho!

de realçar também um grande jogador que marcou grandes golos e fez grandes jogos, o grande Alenitchev! ele era um médio de outro mundo mesmo, a meu ver quase ao nível do Deco, muuuuuuito bom mesmo, rápido a executar e faz grandes passes rasteiros a rasgar!

Gil Von Doellinger disse...

Lindo, lindo, lindo, lindooooooooooooooo caragooooooooo!!!

Hugo Pinto disse...

somos grandes!!! =)

ja recuperei a minha pass.. lol

Xana disse...

E quando não se tem mesmo mais nadinha para dizer... recordam-se glórias antigas!! LOOOOL

Saúdinha (e juizo!)

=)